A Mentira


Mentir. Um verbo que a humanidade deveria expulsar de sua vida. Mas não é isso o que acontece. Pessoas de diferentes países, raças e líguas mentem. É uma epidemia que jamais cessa.
Tudo isso começou quando satanás, o diabo, gerou a mentira. (Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. João 8:44).



Desde o Éden, satanás mentiu para Eva que se ela comesse do fruto da árvore proíbida não morreria, mas sim seria como Deus, tendo discernimento do bem e do mau (Gênesis 3:4-5). E foi o que aconteceu, eles morreram. Não carnalmente, mas sim espiritualmente, porque com o pecado eles perderam a semelhança de Deus, ficaram somente com a imagem.

E graças a essa mentira que satanás contou à Eva, é que hoje vivemos num mundo tão sombrio. Se não fosse o pecado, viveriamos tranquilamente num lindo lugar, chamado Jardim do Éden. Um lugar muito melhor do que os doces contos de fadas. Isso é um exemplo dos grandes estragos que a mentira pode causar, tanto na nossa própria vida, quanto na vida daqueles que estão ao nosso redor.

Hoje em dia, as pessoas preferem proferir mentiras do que a verdade, acham que é uma meneira fácil de sair das más situações sem se dar mal. Mas se você realmente tiver carater, o mentir pode se tornar doloroso pra você mesmo. Sempre deixando aquele sentimento de culpa dentro da sua mente, que dependendo da gravidade da mentira, pode deixar você completamente louco, a ponto de cometer uma atrocidade com você mesmo, ou algo não tão catastrófico, mas fazer você se arrepender e contar toda a verdade para quem você mentiu. Podendo causar sérios conflitos, que não seriam tão ruins se no príncipio você tivesse contado a verdade. Mas já se você mente em qualquer situação, a todo momento, e não sente nenhum remorso, sinto lhe dizer que você perdeu sua identidade se casando com a filha de satanás, lhe gerando um sogro bem desagradável. E se tornou escravo da sua esposa. Mas ainda há uma esperança, porque Jesus veio para livrar você do pecado, tornar você livre, não te deixando um condenado, como satanás é.

Abismo gera abismo. Quando você mente todo tempo, você precisa inventar mais mentiras pra cobrir a que você contou, é uma maior que a outra, e quando as pessoas notam que isso tudo é farsa, você perde a credibilidade com suas palavras. É como a história do garoto que mentia pedindo socorro porque havia um lobo que queria devorá-lo, nas primeiras vezes, as pessoas acreditaram nele e foram salvá-lo, mas quando chegavam lá, ele afirmava que o lobo havia se assustado e fugido. Só que a história se repercutia todos os dias, a ponto de todos descobrirem que era mentira a história do lobo. Mas chegou um dia que o lobo realmente apareceu para devorá-lo, e o garoto mais uma vez pediu socorro, porém ele não tinha mais crédito com nenhum daqueles que estavam perto dele, e por fim, ele não recebeu ajuda, e foi devorado pelo lobo. Quem será que é o mau nessa história? O lobo faminto, o garoto mentiroso, ou as pessoas que deixaram o menino ser devorado porque deixaram de crer em suas palavras? Resposta: nenhum deles. 
 Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efésios 6:12
Entenderam? Pois bem, se não entenderam o versículo eu explico. Nós humanos, somos influênciados nas nossas atitudes pelos princípios de Deus ou pelos do diabo, se é que posso dizer assim. Quando o nosso próximo se revolta e se vira contra nós, ele está sendo influênciado por satanás, porque contenda não provém de Deus. A verdade é que quando ocorrem revoltas de pessoas que convivem conosco e são nossos queridos, temos que lembrar que a luta não é contra eles, mas sim contra satanás, porque certamente ele está sendo influênciado, pra que no fim disso tudo, ocorra perda, destruição e  morte. (João  10:10)
Na história do garoto, satanás o influênciou a mentir, porque queria que o garoto fosse morto. E ainda plantou rancor nas pessoas boas que no início foram o ajudar. Tudo conspirou pra sua morte. Porque o garoto não se arrependeu do que fez, e não pediu perdão pras pessoas que ele mentiu. Certamente se ele tivesse se arrependido, não morreria.

Se estamos num ciclo vicioso de mentiras, devemos nos arrepender de tudo o que dissemos e pedir pra que Deus quebre esses grilhões que não permitem que contemos a verdade. E novamente seremos livres de satanás. E tudo isso pela misericórdia de Deus para com os homens.

0 ouvintes:

Postar um comentário

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota