Meditação do dia: Verdadeiro Amor


Livro de Mateus, capítulo 1



*  A Genealogia
      A genealogia de Jesus possui 42 antepassados, e está dividia em três etapas de 14 gerações. Começa em Abraão, o homem que foi escolhido por Deus para ser o abençoador de toda uma nação (GN 12:2) e vai até Davi, um pastor de ovelhas que foi escolhido por Deus do meio do campo para reinar sobre o povo, e o livrar de todos os seus inimigos, matando gigantes e vencendo exércitos. A segunda etapa acontece no exílio da Babilônia, e por fim depois do exílio vem a geração de José, marido de Maria, mãe de Jesus.


     Deus nos mostra logo no primeiro capítulo, e primeiro livro do Novo Testamento a genealogia de Jesus nos mostrando que este plano de enviar o Salvador já vem desde o início da história. Ele manteu uma geração especial para servir como mais uma prova que Jesus realmente é o Filho de Deus.


 * O Nascimento
   O versículo 18 começa falando sobre Maria, ela estava já casada com José, porém não haviam tido nenhum tipo de contato sexual, e Maria se encontrou grávida do Espírito Santo. Só que Deus só tinha revelado para  ela que tinha sido escolhida para gerar Jesus, e não havia revelado nada para José, ainda. Creio que Maria foi correndo contar para seu marido que Deus tinha a escolhido para gerar o Messias, porém José não acreditou e decidiu deixá-la, mas como ele realmente a amava muito não quis que ela sofresse qualquer julgamento vindo de outra pessoa, então a deixou sem que ninguém soubesse. Porém antes que ele tomasse essa atitude, um anjo de Deus apareceu em um sonho e lhe contou toda história (v. 20) do que havia de acontecer, e José acreditou porque Deus já havia dito por intermédio de seu profeta " Eis que a virgem conceberá e dará à luz a um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel que significa Deus conosco (v.23). E ao continuar dos versículos a Bíblia nos fala que enquanto Jesus não havia nascido, José jamais fez algum contato sexual com ela.

       Esse trecho sobre o nascimento de Jesus nos mostra o que o verdadeiro amor faz com uma pessoa. Maria primeiramente amava muito ao Senhor a ponto de aceitar que o filho de Deus fosse gerado em seu ventre, mesmo tendo a chance de perder o seu amado José. E o rapaz também a amava muito, porque quando pensou que sua esposa havia adulterado, não quis vingar-se dela fazendo com que fosse difamada pela sociedade, ele apenas havia pensado em deixá-la sem que qualquer coisa acontecesse com ela, e com o bebê. Porém Deus jamais deixa o seu povo confuso e conturbado. Ele avisou na hora certa o que estava acontecendo realmente, que Maria não havia adulterado, mas que o seu filho era fruto do Espírito de Deus.

    Trazendo a mensagem para os nossos dias, devemos levar em consideração que o que José estava passando pode ser o problema de hoje que não vemos a solução, e que nos causa tamanha tristeza e preocupação. Porém quando estamos nos sentindo completamente perdidos, Deus nos revela o que realmente devemos fazer, nos ensinando o caminho da vitória. Mas para isso devemos saber ouví-lo, sem murmurar ou contestar o que ele está exigindo de nós. Porque o preço que José deveria pagar para continuar com sua amada, era ficar sem tocá-la enquanto gerava Jesus, porém tudo depende da situação que vivemos, mas lembre-se, Deus jamais lhe cobrará algo que você não tenha condições de cumprir.

   O amor descrito neste capítulo pode ser traduzido por este versículo:

            " Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." 1Co 13:7

0 ouvintes:

Postar um comentário

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota