Por Que Honrar Os Pais?




Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Ouve a teu pai, que te gerou, e não desprezes a tua mãe, quando vier a envelhecer. 
(Êxodo 20:12 - Provérbios 23:22)
     Vivemos em uma época onde obedecer é uma atitude pouco usada pelos jovens. Somos instruídos pela sociedade que quando há situação oportuna, tudo ocorrerá bem para fazermos o que quisermos, mesmo que isso seja contrário à vontade dos pais.
       Certa vez ouvi uma pregação (a qual lembro-me de já tê-la citado no blog) onde o pregador dizia que nós somos o sonho de Deus, e que foi necessário a junção de nossos pais para que o sonho dEle viesse a se realizar. E é por não entendermos esse fato, é que muitas vezes murmuramos contra nossos pais, e não o honramos como deveríamos fazer. 
A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Honrar é dar respeito não apenas pelo mérito, mas pela posição. Fonte
    Deus colocou os pais em posição superior à nossa, pois foram eles que cuidaram de nós enquanto pequenos, nos dando a proteção que necessitávamos e o cuidado que requiríamos inicialmente. Seguindo o caminho de Deus, ou não, nós devemos obedecer a ordenança dos pais, claro, desde que elas não venham a nos obrigar a ir contra os princípios de Deus (a exceção só se aplica neste caso). Por mais antiquados que sejam, por mais rígidos que eles possam parecer, nossos pais sempre quererão o nosso melhor, e por mais sábio e seguro que você se sinta em relação às suas decisões, Deus sempre dará os olhos de águia aos pais, porque muitas vezes perdemos a visão quando queremos cumprir o desejo do nosso coração. E é através dos nossos pais que Deus nos livra de ciladas, e nos direciona a fazermos o que é correto e plausível diante de seus olhos.
     Honrar e obedecer são sinônimos, mas honrar vai um pouco além disto, pois de nada adianta obedecermos, e com palavras insultá-los, quer seja pela frente ou pelas costas. Enquanto ainda somos jovens, nosso principal dever é obedecer, mas quando crescemos, nosso dever com eles aumenta. Nós que temos que apoiá-los, porque a medida que crescemos, eles envelhecem e adoecem, e é nesse momento em que eles se encontram indefesos, onde mais precisam de nós, assim como precisávamos deles enquanto pequenos. Nós os honramos em suas velhices, quando nos colocamos a disposição para cuidar e dar todo o auxílio necessário para que eles venham viver com bem-estar. 
      Vemos atualmente centenas de jovens morrerem todos os dias porque não obedeceram seus pais, e nem atentarão para seus conselhos. Promessa é promessa, se Deus prometeu que nossos dias seriam prolongados com a honra que devemos prestar aos pais, assim se cumprirá. A mão de Deus está a favor dos obedientes, porque se não obedecemos a vontade de nossos pais que podemos ver, e que nos repreendem face a face, jamais obedeceremos a Deus, que nos repreende por intermédio de seus profetas.
       Jovem, mesmo que você tenha maior idade, se você ainda vive sob o teto de seus pais, os obedeça como se fosse uma criança de sete anos. E se você já tem sua própria casa, continue honrando seus pais, auxiliando-os em tudo o que for necessário, quer seja com carinho, dinheiro, ou atenção. 
E que sejam prolongados os teus dias sobre esta terra!


3 ouvintes:

  1. "Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais; porque isto é agradável ao Senhor" (Colossenses 3:20)

    Se quisermos agradar ao Senhor temos que obedecer em tudo, sempre, em todas as coisas aos nossos pais e não apenas quando é conveniente ou quando estes são razoáveis. Muita gente acha que só por que é adulto não precisa obedecer aos pais, mas Deus não coloca idade neste mandamento. Todos os filhos devem obedecer aos pais.
    Mas o que fazer quando não se concorda com as ordens dos pais? Orar! Não há nada que não se resolva com a oração. Pela experiência que eu tenho com a oração afirmo que se for algo ruim pra você ou pra outra pessoa, se te fizer pecar e etc Deus vai atender a sua oração e reverter este quadro.
    Obedecer é difícil, mas fundamental para o servo do Senhor!
    Que Deus abençoe vocês!

    ResponderExcluir
  2. Olá Ana, está muito bem feito e escrito este texto, creio que é o único mandamento com promessa. Amar e honrar os pais está sendo coisa do passado, se não forem os remidos a dar o exemplo, este mundo e os governos, não se estão a preocupar muito com o assunto. Quem não honra os pais é difícil honrar o próximo ou o país ou Deus. Honrar= ouvir, obedecer,respeitar e ainda servir. Gostei sim senhora.
    Bjinhos.
    António.

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde! Acabei de inserir seu banner no meu blog . Se tiver interesse coloque meu blog em sua área de parceiros. Grato, anderson - www.curiosobiblico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota