Dízimos e Ofertas segundo a Bíblia



Quero falar algo que tem me deixado indignada ultimamente, o assunto mais polêmico que abrange as igrejas: dízimos e ofertas.

Por muitos anos a mídia formou a imagem da igreja, tanto católica quanto evangélica como um órgão estelionatário, onde existem pessoas que visam aproveitar da fé dos seguidores para obter lucro para si. E é exatamente por isso que eu resolvi publicar este post. Quero que as pessoas entendam o que é o dízimo e o que é a oferta, não vindo de explicações fictícias da mídia, mas vinda da palavra de Deus.



Primeiramente, creio que o caminho mais claro para explicar o porque de Deus instituir o dízimo está em Malaquias 3:10

"Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes." 

Nas casas que moramos é necessário pagar água, luz, é necessário comprarmos alimento, repormos algum material que estragou por causa do tempo, necessitamos de materiais de limpeza, de higiene, e uma série de coisas extras, e tudo isso pagamos com nossos salários árduos, porque o governo não nos repassa verbas para nosso sustento, nós necessitamos trabalhar para nos mantermos, ou viraremos mendigos e morreremos de fome. Pois bem, considere que na igreja (templo) acontece a mesma coisa. 

Para os cultos acontecerem com conforto, é necessário ter energia elétrica, água para que o local esteja limpo, para você poder sentar é necessário ter cadeiras, para haver música é necessário ter microfones, instrumentos, caixas de som, e aí por diante. Isso tudo se chama manutenção, e para conseguirmos manter um local é necessário dinheiro.

O dízimo também é uma prova de fidelidade que você dá para Deus. Quando você retira a décima parte de tudo o que você ganhou por temor a Deus, Ele está vendo a sua fidelidade para com a Palavra do Senhor. E então Deus protege do devorador, o demônio que destrói os seus bens:

"E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos."  Malaquias 3 : 11

Já em relação as ofertas, é questão de multiplicação. Você oferta aquilo que lhe apraz e Deus te abençoa conforme a sua oferta. 

"Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria."
II Coríntios 9:7

Você deve ofertar quando Deus toca no seu coração, jamais oferte por constrangimento, ou porque alguém lhe impôs que você ofertasse. A atitude de ofertar deve vir diretamente de você. Realmente, Deus não precisa do seu dinheiro, mas os filhos de Deus precisam para fazer a manutenção do prédio onde congregam. 

Jesus diz que não podemos servir a Deus e a Mamom (dinheiro), ou seja, você não pode ter o dinheiro como tudo na sua vida. Ele serve sim para o seu sustento, mas não acrescenta um dia a mais ou um dia a menos de vida. (Mateus 6:24)

Outra questão é que Deus não valoriza a quantia em si, mas sim a quantia segundo o que você pode ofertar. Observem este acontecimento citado em Marcos 12:41-44

41  E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
42  Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
43  E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
44  Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.


Não importa se você irá ofertar 300 reais, ou 3 reais, o que importa é o propósito do seu coração. Deus valoriza os sacrifícios, assim como essa viúva, que ofertou todo o seu sustento, com certeza ela havia colocado em seu coração algum propósito em ofertar todo o seu sustento. Já os outros talvez estivessem ofertando por costume, aquilo que não faria falta alguma para eles. Mas quem chamou atenção foi a pobre mulher, não o rico que colocou lá centenas de moedas de ouro. Lembre-se das ofertas de Caim e Abel ao Senhor. Abel ofertou o melhor que tinha ao Senhor, e então o Senhor prestou atenção na oferta de Abel, . Já Caim fez diferente, não deu a sua primícia, mas sim aquilo que não faria falta alguma a ele, e Deus não prestou atenção em sua oferta (Genêsis 4:4-5).

Entenda, quando você resolve fazer um sacrifício a Deus, certamente Ele lhe abençoará segundo a sua fé. Se você ofertar pouco (em relação ao que você ganha) pouco lhe será multiplicado, mas se você ofertar muito, muito lhe será multiplicado. É a lei da semeadura: o que você semeia, você colhe. 

Por muito tempo eu ganhei mesada da minha mãe, apenas vinte reais por mês. E eu honrava ao Senhor com o meu dízimo de dois reais, e passando o tempo, algumas vezes ela me dava uma quantia muito maior que essa, e então eu precisava continuar sendo fiel ao Senhor, e fui. Então agora que atingi a idade de poder trabalhar em um estágio fiz prova do Senhor. Eu o honrei com tudo o que passou pelas minhas mãos, e ofertei também. Fiz várias entrevistas de emprego, porém no lugar que eu queria trabalhar, não havia feito entrevista ainda, e os dias se passaram e nenhum lugar que eu fiz entrevista me chamaram para iniciar o estágio, porque Deus tinha pra mim aquilo que estava no meu coração. E na hora certa, o Senhor me honrou e eu consegui o estágio que eu queria. 

Outra coisa, ser prospero não significa ser rico. Prosperidade é você e sua família terem saúde, conseguirem pagar as contas, terem alimento com fartura, e sempre ter uma parte sobrando para ser usada conforme as suas necessidades. Prosperidade significa abundância.

Entenda querido leitor, dízimo e oferta não é para encher o bolso de  pastor nenhum, mas pelo contrário, é para encher os seus bolsos até transbordarem das bençãos do Senhor.

 Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
Provérbios 3:9-10

2 ouvintes:

  1. O dízimo é mandamento para Israel e não para a Igreja, pois era para sustento dos levitas e sacerdotes (nesta ordem), cargos que não mais existem na nova dispensação (cf. Hb 8:13 e I Pe 2:9).
    Para os sacerdotes ia apenas uma pequena parte, depois de separada a das vúvas, órfãos, das festas e levitas, sendo que o sacerdote retirava sua porção (10%) da parte dos levitas: Números 31:25-31, 47; (diferente de hoje quando os "sacerdotes" pegam os 10% e nada dão aos pseudo-levitas (que em Israel não eram apenas músicos, mas também porteiros, seguranças etc. 1 Crônicas 23:2-4).
    A Igreja não tem nada a ver com a Casa do Tesouro, um compartimento do Templo de Jerusalém onde se guardavam as provisões (comida, e não dinheiro). Os levitas também eram dizimistas, e entregavam 10% do que recebiam aos sacerdotes. Neemias 10:37 ordena que os dízimos sejam entregues aos levitas em suas próprias cidades, não à Casa do Tesouro. Segundo: o povo não levava o dízimo ao Templo, quem guardava na Casa do Tesouro (uma sala do Templo) até a distribuição eram os sacerdotes. Portanto, Malaquias 3:10 é endereçado aos sacerdotes, que recebiam o dízimo dos dízimos (dos levitas), e não 10% como cobram hoje. Eles não levavam o arrecadado para a Casa do Tesouro, mas roubavam para si mesmos! Esta é a mensagem de Malaquias!
    Em Malaquias, Deus se dirige aos sacerdotes que não dão a parte os levitas. Leia com atenção Malaquias 1:6-14 e todo o cap. 2. Deus repreende os sacerdotes pelo mau uso dos recursos a eles entregues pelo povo. A expressão “a vós, sacerdotes” repete-se por todo o livro.

    ResponderExcluir
  2. Olá, a paz Ana Paula!


    Em face do artigo veiculado acima, gostaria de convidá-la a ler um TCC acadêmico/teológico sobre o dízimo que está postado no site [ www.reformaja.org ] no link "arquivos": A sombra do Templo no Dízimo e na Igreja.

    Também acreditamos que o material produzido faça parte do vosso ambiente de estudo e análise. Por esta razão, leia a pesquisa até o fim se for possível, pois o desenvolvimento do texto é realmente "desafiador"...

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota