Para os Pedros de Mateus 16:22



Disse-lhes Ele: E vós, quem dizeis que eu sou?
E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.
Mateus 16:15-16

Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.  Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.
Mateus 16:21-23


Somos cristãos, buscamos ter o mesmo caráter que Cristo tem, porém não deixamos de ser humanos quando aceitamos Jesus, logo continuamos com nossas imperfeições, que a medida que o tempo passa vão sumindo da nossa vida pelo agir de Deus em nós. Porém satanás está sempre nos analisando para agir em nossa vida através das brechas que damos para ele em função dos nossos defeitos. 

Analisando as duas atitudes completamente contraditórias de Pedro, entendemos como é isto. Primeiramente o Senhor Jesus estava perguntando a eles em quem o povo acreditava que era Filho do Homem, ou seja, o salvador, mas logo depois Ele perguntou aos seus discípulos quem Ele era, e então Pedro completamente cheio da presença de Deus respondeu:  Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo (v.16), então Jesus se alegrou em ver que Deus havia revelado a Pedro o mistério (v.17).



Tempo depois Jesus começou a falar a eles de que era necessário que eles fossem para Jerusalém para que Ele fosse torturado, morto e logo ressuscitado no terceiro dia, mas Pedro usado por satanás por causa de seu medo, repreendeu a Jesus e disse a Ele que deveria ter compaixão de si mesmo, que de maneira nenhuma isso deveria acontecer com Ele, resumindo, Pedro temeu várias coisas, e por causa disto foi usado por satanás para que Jesus acreditasse que fosse loucura cumprir o ministério da salvação.

Creio que enquanto Jesus falava, milhares de coisas passavam pela mente medrosa de Pedro. Vamos pensar na situação: um cara aparece em nossas vidas, diz para nós que devemos o seguir, e então nós atendemos o seu convite e começamos a segui-lo. Vemos ele curar enfermos, libertar endemoninhados, ressuscitar pessoas, multiplicas pães de uma maneira extraordinária, e nós só o contemplamos e ficamos felizes pelo o que ele faz, mas ficamos na platéia, não atuamos em nada no jogo. Chegando um belo dia ensolarado esse cara fala que vai morrer e depois vai ressuscitar. Nós iriamos achar que ele havia enlouquecido. Pera aí, quem fazia as coisas extraordinárias era ele, não nós. Então como ele iria ressuscitar? Nós não teriamos poder para fazer isso, não teriamos nem mesmo fé para fazer isso, eramos somente a platéia, não os atuantes.

Talvez Pedro poderia ter imaginado que ele deveria ir até o túmulo de Jesus no terceiro dia e ressuscitá-lo, ou talvez pensou em um dos discípulos, porém acreditou que nenhum era capaz de fazer tal coisa. Ele também poderia ter levado em consideração que viver com Jesus era algo maravilhoso, e perde-lo tão cedo seria catastrófico para eles, creio que um "o que será de mim" passou pela mente de Pedro. E então satanás percebeu a inquietação de Pedro e o encorajou para falar com Jesus. O problema de Pedro é que ele não estava olhando para o plano de Deus, que era muito mais do que curar multidões de enfermos, alimentar famintos e libertar endemoninhados, o plano de Deus era salvar vidas do inferno, libertar vidas do pecado, resgatar aquilo que se havia perdido, mas Pedro não fazia nem ideia da dimensão da obra que Deus tinha dado para seu filho Jesus, e por isso agiu pensando nas coisas físicas. 

E nós geralmente somos como Pedro. Sabemos quem é Jesus Cristo, cremos que Ele morreu para nos salvar da morte e do inferno, mas tememos a obra que Deus nos confiou, porque olhamos para as coisas físicas, vemos gigantes, muralhas, vemos coisas impossíveis de acontecerem, mesmo quando Deus tem falado em nossos corações que é possível, e que acontecerá. Lembre-se o Deus que nós servimos  não é limitado, Ele age onde aos nossos olhos é impossível de agir, Ele muda aquilo que parece imutável, Ele é o Deus do impossível, e está pronto para fazer a obra em nossa vida, basta pararmos de olhar com os olhos carnais, e pararmos de ouvir a voz de satanás.

A partir de hoje vamos confiar no Senhor, olhar para Ele e escutar o que Ele quer de nós, e então cumprir a sua vontade. 

0 ouvintes:

Postar um comentário

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota