Capacitação de Deus

Depois de governar no Egito, a descendência de José e seus irmãos permaneceu na terra de Gósen, e ali se multiplicaram, fazendo com que o Faraó, que não conhecia o que José havia feito pelo Egito, fez com que os filhos de Israel fossem escravizados com trabalho árduo por 400 anos.Esse povo gemia de dor, então o povo clamou a Deus, e Ele ouviu e se lembrou da aliança que Ele havia feito com Abraão, com Isaque e com Jacó (Ex  2:24). Então Deus levantou um homem que seria usado para tirar o povo do cativeiro, Moisés. 

Moisés era um homem sem expectativa de vida quando fugiu do Egito para Midiã por causa do assassinato que havia cometido, mas mesmo assim Deus já havia o escolhido, e tudo estava sobre o controle dEle. Certa vez as filhas de Reuel foram dar água ao rebanho de seu pai, e os pastores as expulsaram do local, porém Moisés se encontrava ali e as defendeu, e isso fez com que Reuel tivesse gratidão para com Moisés e lhe oferecesse um lar, e Moisés concordou e habitou com ele. 

Numa das vezes que Moisés estava apascentando o rebanho de seu sogro, um Anjo do Senhor apareceu a Moisés como uma chama de fogo em uma sarça, mas ela não se consumia, e por curiosidade Moisés foi perto dela para ver o que estava acontecendo, Deus percebeu e chamou Moisés pelo seu nome, e então se apresentou como Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó e apresentou a ele a missão de libertar os hebreus do Egito.

Exôdo 3
7  E disse o SENHOR: Tenho visto atentamente a aflição do meu povo, que está no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus exatores, porque conheci as suas dores.
8  Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.
9  E agora, eis que o clamor dos filhos de Israel é vindo a mim, e também tenho visto a opressão com que os egípcios os oprimem.
10  Vem agora, pois, e eu te enviarei a Faraó para que tires o meu povo, os filhos de Israel do Egito.

Agora refletindo, imaginem como ficou Moisés em relação a convocação que o Senhor havia feito para ele. Acredito que ele pensou em tudo o que ele havia vivido, e também no homem que ele havia matado. Imaginem, tirar de um lugar mais de seiscentos mil homens e animais de uma vez só, era impossível! Moisés se sentiu completamente incapacitado de fazer tal coisa, a ponto de dizer a Deus:

11  Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?


Interessante foi a resposta que Deus deu para ele:

12  E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servireis a Deus neste monte.


Deus sabia que Moisés tinha medos e dúvidas, e não era a força de Moisés que tiraria o povo do Egito, mas sim a força do próprio Deus, usando Moisés como uma ferramenta em suas mãos.

Nós não somos diferentes de Moisés, somos pequenos e pecadores, sentimos medo do que está por vir, temos dúvidas, e erramos, mas a misericórdia do Senhor sempre nos alcança, e o plano dele para nossa vida é muito mais importante do que qualquer medo ou dúvida que sentimos. Deus aposta em nós todos os dias quando nos levantamos de nossas camas. Quando fomos escolhidos por Ele, ainda estávamos dentro da barriga de nossas mães, nem tínhamos forma, e Ele já havia escrito todos os dias da nossa vida.

Como na história de Moisés, não foi desde o início de sua vida que ele sabia o que teria que fazer, mas Deus estava cuidando dele a cada dia que passava, todos os anos o Senhor estava zelando pela vida dele para que quando chegasse o momento certo, o Senhor pudesse o encontrar e revelar a ele a missão que só poderia ser cumprida por única pessoa: Moisés. Notem que muitas crianças morreram quando o Faraó mandou matar todos os homens que nascessem, porém Deus fez com que tudo o que estava ao redor de Moisés conspirasse para que ele vivesse, a ponto de ele ser salvo pela filha do Faraó, e criado na fartura.

Minha história é parecida, pois eu não conhecia o Senhor Jesus quando nasci, por 13 anos fui criada em uma família que não vivia para o Senhor, mas que me educava com os valores tidos na Bíblia. Deus me modelou todo este tempo para que na hora certa eu pudesse o encontrar e aceitar o que Ele tinha para mim.

Deus é tão maravilhoso e bom, que Ele não leva em consideração as nossas falhas, mas sim quem nós somos. Porque Ele sabe que somos frágeis, mas o Senhor está disposto a fazer uma mudança em nossas vidas, assim como fez na vida de Moisés, tornando um fugitivo em um grande líder.

A única pessoa que pode impedir que ocorra uma mudança em sua vida, é você mesmo. Moisés só mudou porque aceitou cumprir aquilo que Deus havia designado para ele. Deus foi moldando ele a cada dia que era incumbido de falar com o Faraó, e quando fazia os sinais e prodígios. Antes disto, Moisés não tinha experiência alguma com Deus, mas por causa de sua fé, o Senhor honrou Ele, e realmente foi presente na vida dEle em todo o tempo.

Não tenha medo de aceitar fazer algo na obra de Deus se você se acha incapaz, ou se não tem experiência. Porque se o Senhor acreditou que você é capaz, então Ele te capacitará, nem que seja no ato, mas Ele será contigo, e te transformará em um grande vencedor.

4 ouvintes:

  1. Glória a Deus....que Ele continue te capacitando e te usando cada dia mais para levar a Sua Palavra!!

    ResponderExcluir
  2. querida Ana Paula,muito boa sua reflexão.muitas vezes estamos atrás de pregadores eloquentes,que nos traga algo da parte de Deus.mas sempre como sabemos,DEUS usa na sua simplicidade pessoas que se entregam a sua vontade.tal como vc...

    ResponderExcluir
  3. Isso é verdade Kosmo, mas a misericórdia do Senhor tem nos alcançado a cada dia!

    ResponderExcluir

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota