Meditação: Deixando a hipocrisia

Livro de Mateus, capítulo 6
parte I



Neste capítulo o que nos chama atenção é a indignação de Jesus a respeito dos hipócritas. Ele nos fala sobre vários assuntos, sempre citando que não devemos fazer tal coisa que os hipócritas fazem. A verdade é que Deus não gosta quando as pessoas fazem coisas para a glória delas mesmas, até mesmo se for algum trabalho para a igreja, ou para ajudar alguém. Se uma pessoa ajudar um necessitado, só com o propósito de ter fama de generoso, de nada adiantou para Deus. O Senhor quer ver pessoas que façam o bem sem pensar na recompensa (v.3), Ele quer pessoas que o adore em espírito e verdade (v.6), não pessoas que o adorem de maneira chamativa só para ser visto pelos outros irmãos e conseguirem fama de santos (v.5). Porque até a respeito do jejum, nós devemos faze-lo em segredo, se possível não contar a ninguém que estamos jejuando, porque desta maneira receberemos o que nós estamos pedindo ao Senhor (v.17-18).



Jesus ensina o segredo da oração: buscar a Deus no nosso íntimo, contar somente a ele nossos problemas, conversar com ele sobre o que estamos passando, porque quando Ele fizer o milagre, nós mesmos teremos a plena certeza que não foi o homem que nos ajudou, porque sabia dos nossos problemas, mas que foi o Senhor, nosso Deus que movimentou as coisas em nosso favor. E meus caros, Deus quer conversa, ele não quer que rádios gravadores que falam sempre a mesma coisa. Nós somos semelhantes a Ele, então imaginem, vocês vão conversar com alguém e a pessoa vira um robô e só fala as mesmas palavras a todo momento. Creio que vocês iriam deixar a pessoa falando sozinha, e pensariam que ela é louca. Então, orar não é conversar? Sim, é. Então não precisamos repetir tudo denovo o que falamos para Deus. Primeiro que ele sabe tudo o que vamos falar antes que a palavra saia de nossa boca, segundo que ele não é surdo. Em Romanos 8:26 Paulo nos diz que nós não sabemos orar como se deve, e que o Espírito Santo de Deus é que intercede por nós com gemidos inexprimíveis. Então devemos falar com Deus da nossa maneira, tudo o que Ele quer é que sejamos sinceros, confessando que toda honra e toda glória seja dada a Ele, e que não conseguimos viver sem ter a proteção, sem ter o amor dele em nossas vidas.

A cerca do perdão, o Senhor nos diz que devemos perdoar primeiro, sempre. Nós não somos melhores do que Deus a ponto de termos o direito de rejeitar o perdão a alguém. Então devemos ser como ele, misericordiosos, porque só assim alcançaremos a misericórdia do Pai (v.14).

0 ouvintes:

Postar um comentário

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota