Meditação: A decisão é nossa

Livro de Mateus, capítulo 7



No início do capítulo Jesus começa nos exortando: "não julgueis para que não sejais julgados" (v.1). O que Jesus fala é óbvio, como pecadores podem julgar outros pecadores? Não há justiça no julgamento de um pecador, porque todos nós pecamos, então não temos direito nenhum de condenar alguém por seus feitos, porque quando ficamos cuidando somente os erros do nosso irmão, deixamos de analisar as nossas vidas, e nos tornamos cegos diante de nossas atitudes, fazendo com que acreditemos estar sempre corretos. E isto está escrito no versículo 3: "Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?" querido, o Senhor chama de hipócrita tais pessoas que cometem este pecado, ele diz que devemos primeiro concertarmos a nossa vida, nos arrependermos de nossos pecados e então exortar o irmão que está pecando.


"Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e então verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão" Mt 7:5

Ao continuar dos ensinamentos, Jesus nos fala com tanta clareza sobre a oração, que é não preciso acrescentar mais nada.

" 7 Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abri-se-vos-á.
8 Pois todo o que pode recebe; o que busca encontra; e a quem bate abrir-se-lhe-á.
9  E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10  E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11  Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? "

Estes versículos deixam claro que sempre que oramos Deus nos responde, independente do que for, mesmo que seja para Ele nos dizer um "não", mas o Senhor não nos deixa confusos, porém devemos ser pacientes e atentos para ouvir a resposta dEle.


No versículo 13, ele começa nos falando das duas estradas: a que vai diretamente para Deus, e a que vai diretamente para satanás. Irmãos, devemos sempre ter em mente que não há um meio termo, e que não há mais de um caminho que leve até a Deus. Jesus fala sobre uma estrada larga e outra estreita. A larga vai direto a perdição, porque basta continuar agindo normalmente e vivendo a vida como agrada a nossa carne que já estaremos no caminho da estrada larga. Porém para andar pela estrada estreita, que nos leva em direção ao Senhor, precisamos mudar completamente o modo que vivemos, aceitando a transformação do Senhor Jesus em nossas vidas. O que Jesus fala sobre as duas estradas, também podemos compreender que realmente não há um terceiro caminho, ou vários caminhos que levam até a Deus. O único caminho que faz você se salvar, é Jesus Cristo. 

Nós podemos saber em qual estrada estamos, e em qual estrada nosso irmão está, vendo o seus frutos (v.20). O Senhor Jesus fala que devemos ficar atentos com os falsos profetas, ou seja, pessoas que se dizem cheias da unção de Deus, mas que na verdade só estão dentro da igreja para fazer com que os irmãos caiam, e desistam de sua fé. No versículo 21 está escrito:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus."
 Deus não quer que sejamos cristãos da boca para fora, dizendo com nossa boca que o amamos, sendo que em nosso coração o que é amamos são as coisas do mundo. Ele quer ver cristãos o obedecendo, deixando de lado as coisas que são desprezíveis para Ele, e fazendo aquilo que é bom aos olhos dEle. Porque não basta fazer milagres e pregar a palavra se verdadeiramente a obediência e o amor por Deus não estiver em nossos corações (v. 22-23)

E no final do ensinamento no monte, ele fala que prudente é aquele que ouve e guarda a sua palavra e a pratica, e imprudente é aquele que tem a oportunidade de ouvir, e decide fechar o seu entendimento e não praticar aquilo que aprendeu do Senhor.

E por fim após os ensinamentos, as multidões estavam maravilhadas com a sua doutrina, porque Jesus era diferente daqueles homens que pregavam a palavra para elas, ele ensinava-as com autoridade.

0 ouvintes:

Postar um comentário

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota