Meditação: Ouvindo a Deus

Livro de Mateus, capítulo 3




 Este capítulo nos fala sobre João Batista, homem que foi escolhido por Deus para preparar o caminho para a chegada de Jesus. Ele fala a mesma coisa que Jesus nos anunciou, porém com uma pequena diferença " Arrependei-vos porque está próximo o reino dos céus" (v. 2) e em outro capítulo encontramos o trecho: " "Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."  (Mt 4 :17). Estes dois versículos estão falando da mesma pessoa: Jesus. Sim, o reino dos céus é o próprio Cristo, porque somente crendo nele, e fazendo aquilo que ele nos deixou por doutrina, viveremos ao lado de Deus para sempre.


E quando João Batista fala que " está próximo o reino dos céus" ele quis dizer que o ministério de Jesus estava prestes a começar, e feliz seria aquele que se arrependesse mesmo antes de conhecer a Jesus, que até então viva no "anonimato".

No continuar do capítulo João fala de quão santo Jesus era, a ponto de ele confessar que não era digno de levar as sandálias dele (v.11). Com esta confissão João nos mostra toda sua reverência e humildade em relação a Jesus, porque ele sabia que Jesus era o filho de Deus, e quando chegou o dia de ele batizar Jesus, se sentiu indigno de batizá-lo (v. 14), porém Jesus o advertiu dizendo que convinha cumprir o que Deus havia designado, e então João o obedeceu e o batizou.

Este receio que João tinha de batizar Jesus, muitas vezes é o mesmo que sentimos quando nos deparamos com as tarefas que Deus nos dá para cumprirmos. Quantas vezes nos achamos incapazes de cumprir algo que o Senhor coloca em nossos corações? Creio eu que todo mundo já passou por isso, porém o importante é não olhar para a força dos nossos braços, mas sim ouvir a Deus e obedecer o que ele nos ordenou. Porque quando Deus nos dá um trabalho para executarmos, ele também nos dá capacidade, mesmo que não notemos, ele nos capacita e aposta todas suas fichas em nós, então o mínimo que podemos fazer é sermos obedientes e cumprirmos a vontade dEle, seguindo o exemplo de João que obedeceu a Jesus.

Mas no continuar da história, a Bíblia nos diz que após Jesus ser batizado o céu se abriu e o Espírito Santo desceu como uma pomba e veio sobre ele, e logo ouviram uma voz vinda do céu dizendo: "Este é meu filho amado, em quem me alegro" (v.17). Meus queridos, todos nós sabemos que Jesus sempre foi santo, e não necessitava "matar sua carne", porque a carne de Jesus nunca vencia o espírito, porque ele sempre foi obediente e nunca pecou, não havendo pecado, não havia necessidade de uma nova vida, porque a vida que Deus queria que os homens tivessem, Jesus já levava ela deste modo. Porém ele se batizou para dar um exemplo, e mostrar que perante Deus todos são iguais, porque até o filho do Senhor dos senhores se batizou, mostrando que realmente nenhuma carne herdará o céu, só aqueles que morreram para este mundo. E também foi um marco para o início do ministério de Jesus na Terra, porque a partir deste dia, ele estava preparado para mudar a história deste mundo.

Nós devemos sempre nos espelhar em homens de Deus, principalmente aqueles que ficaram eternizados por suas histórias estarem na Bíblia Sagrada, porém mais do que nunca devemos nos espelhar no maior homem que já existiu, Jesus Cristo. O que Jesus fez e o que ele ensinou é tudo o que precisamos para sabermos viver do jeito que agrada a Deus. Lembre-se, os sacrifícios que Deus quer são os de obediência, renunciar a nossa vontade para fazer a vontade dEle e não sacrifícios de arrependimento por desobediência. Sempre que você não tiver certeza se o que está fazendo é certo ou errado pense numa coisa:

O que Jesus faria nesta situação?

Abra os seus ouvidos e o seu coração para saber qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para sua vida!

0 ouvintes:

Postar um comentário

Se você é uma ovelha que ouve a voz do Senhor, comente!

Blogger Template Mais Template - Author: Papo De Garota